Publicada em: 16/09/2020 13:20

Ações e desafios da UEA durante a pandemia são relatados em debate da UNE

O Reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo de Almeida Costa, participou na noite desta terça-feira (15), do debate "As universidades públicas e a Covid-19" promovido pela União Nacional dos Estudantes (UNE). O objetivo era mostrar como as instituições de ensino atuaram durante a pandemia. Participaram também do evento, a Reitora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Denise Pires e o Reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Marcelo Knobel. O debate foi mediado pelo docente da UFRJ, Eduardo Campos.

Na oportunidade, Cleinaldo comentou sobre os grandes desafios enfrentados para a retomada segura do calendário acadêmico da UEA, a substituição das aulas presencias para as atividades remotas e, também, de todas as ações realizadas pela universidade no combate ao novo Coronavírus (Covid-19) e na defesa e preservação da vida. Ele também destacou a soma de esforços da Gestão Superior da UEA para adotar medidas de acolhimento e apoio aos estudantes nesse novo momento acadêmico.

"Foi um período de bastante superação para todos nós da UEA, alunos, professores e servidores. Mesmo com todas as dificuldades, continuamos o desafio de exercer o ensino aprendizagem no estado do Amazonas. É um papel social muito importante, levar educação de qualidade aos 61 municípios. Temos um desafio enorme no sentido de assegurar o cumprimento dos dois semestres de 2020. Historicamente, a UEA utiliza recursos tecnológicos para chegar aos 61 municípios, tendo sede própria em 19 deles e, nos outros, trabalhamos em alguma estrutura do Governo ou das Prefeituras locais. A grande questão seria como retomar às atividades presenciais à medida em que paralisamos nossas atividades no dia 17 de março e retomamos em 18 de agosto. Foram 138 dias de paralisação efetiva. Nós estamos lutando, desde antes da pandemia, para implantar um sistema de tecnologias digitais abrangente, extensivo e que contemple toda a comunidade", reiterou Cleinaldo.

Os participantes do debate parabenizaram a UEA pelas iniciativas com atuação da Universidade em todo o estado. "Confesso que estou bastante impressionada com o trabalho da Universidade do Estado do Amazonas, superando a questão logística e atendendo as populações que vivem isoladas. É um aprendizado para todos e um exemplo de superação e humanidade", disse a Reitora da UFRJ, Denise Pires.

Foto: Joelma Sanmelo/ASCOM UEA