Publicada em: 14/09/2020 13:50

SBPC publica edital do 2° Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) torna público o edital da segunda edição do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher, que premiará a categoria 'Meninas na Ciência', dedicada às jovens e futuras cientistas do país. As inscrições estão abertas até 31 de outubro.

A premiação será concedida a uma estudante do Ensino Médio e a uma da Graduação, cujas pesquisas de iniciação científica demonstrem criatividade, boa aplicação do método científico e potencial de contribuição com a ciência no futuro. Também serão consideradas estudantes com desempenho destacado em atividades científicas como feiras, olimpíadas científicas e atividades similares.

Como participar?

As indicações para a categoria 'Meninas na Ciência' serão feitas via Pró-Reitorias de Pesquisa, Secretarias de Educação, organizadores de olimpíadas e feiras científicas de âmbito nacional. Deverão ser devidamente justificadas, com informações como mini-biografia da candidata, currículo atualizado na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br) e uma carta de recomendação fundamentada em evidências que justifiquem o prêmio. Além disso, a candidata deverá encaminhar o projeto/atividade científica realizada, explicando o desenvolvimento, os objetivos atingidos e sua relevância. A documentação deverá enfatizar o que foi realizado pela própria estudante, identificando as atividades desenvolvidas com ajuda da(o) professor(a) orientador/orientadora.

O período para envio das inscrições das candidatas ao concurso é de 1o de setembro a 31 de outubro de 2020. As indicações, com a devida documentação, deverão ser enviadas à SBPC, por meio eletrônico, ao e-mail premiocarolinabori@sbpcnet.org.br. O anúncio das premiadas será feito no dia 15 de janeiro de 2021.

Se a indicação for pelo desempenho destacado em atividades científicas, como feiras, olimpíadas científicas, divulgação científica, etc., a documentação deverá comprovar a participação e o desempenho na referida atividade.

Homenagem às cientistas brasileiras

Criado em 2019, o Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher é uma homenagem da SBPC às cientistas brasileiras destacadas e às futuras cientistas brasileiras de notório talento, que leva o nome de sua primeira presidente mulher, Carolina Martuscelli Bori. A SBPC - que já teve três mulheres presidentes e hoje a maioria da diretoria é feminina - criou essa premiação por acreditar que homenagear as cientistas brasileiras e incentivar as meninas a se interessarem por este universo é uma ação marcante de sua trajetória histórica, na qual tantas mulheres foram protagonistas do trabalho e de anos de lutas e sucesso da maior sociedade científica do País e da América do Sul.

A cerimônia de premiação ocorre anualmente, alternando duas categorias 'Mulheres Cientistas' e 'Meninas na Ciência', durante o Simpósio Mulheres e Meninas na Ciência, a ser realizado em 11 de fevereiro, em celebração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, instituído pela Unesco.

Para mais informações, acesse o Edital do Prêmio Carolina Bori Ciência & Mulher 2020.